Tecnologia do Blogger.
RSS

Da progênie GN'R: Frustrações incompreendidas


Rock N' Roll Hall Of Fame 2012


Enquanto os fãs do Guns N' Roses original formado por Axl Rose; Duff Mckagan; Izzy Stradlin; Steven Adler e Slash, pulavam de alegria pela indução ao Rock N' Roll Of Fame, os moços prestigiados demonstravam uma tensão digna da "novela" que já venho acompanhando há dias pelos blogs, redes sociais, principalmente nas comunidades do orkut, que é onde a turma pipoca as novidades e aproveita pra opinar. Para quem não sabe, o Rock n' Roll  Hall Of Fame é um museu onde as maiores bandas de rock são homenageadas, melhor dizendo, quem quiser virar uma relíquia e entrar para a história do rock, precisa passar por esse famoso museu. Agora foi a vez do Guns e os diretores do Hall deram à formação original esse privilégio, e ressalto três figuras que também experimentaram o auge, Matt Sorum que tomou posse da Bateria após a saída do Steven Adler, Gilby Clarke que substituiu Izzy Stradlin na Guitarra base e Dizzy Reed nos Teclados que ainda permanece na banda. Foi a partir daí que começou o alvoroço, pois despertou nos fãs a esperança de uma possível reconciliação, essa seria a oportunidade de vê-los todos reunidos, um almejo sem tamanho e explicação, mas como desilusão pouca é bobagem, nada como um divórcio mal executado para atrapalhar um sonho inconteste, que o diga Slash e Axl. 

No meio de tantas insinuações, algumas pronúncias até que convenceram. O doce, inteligente e sensato Duff Mckagan escreveu em sua coluna na ESPN: "O único motivo que me faz ir para Cleveland nesse final de semana não é para saborear algum tipo de elogio ou porque é uma premiação que é importante para mim. Eu vou porque eu percebi o quanto isso é importante para todos os muitos e muitos fãs que nos apoiaram e acreditaram em nós, e mostraram isso em massa...Mas, infelizmente, eu sou responsável apenas por mim, e só posso falar por mim. Eu perdoei e esqueci. Tenho crescido e andado em frente..." Izzy Stradlin pediu ao Duff que publicasse sua fala na coluna semanal do jornal Seattle Weekly: “Eu esperei até essa altura para ver o que ia virar da indução do GN'R ao RRHOF. Eu gostaria de dizer obrigado e gracias ao RRHOF por reconhecer nosso trabalho ao longo dos anos como uma banda. muito obrigado a todos meus colegas de banda que ajudaram a chegar onde estamos hoje. E, claro, obrigado a todas as pessoas nesse planeta (incluindo, mas não restringindo, o universo inteiro e além, etc, etc etc) que apoiou o Guns N' Roses desde o primeiro dia. Adios amigos!" Ainda restava um pouco de esperança até que o Axl Rose resolveu dar seu veredicto, para desgosto dos fãs, ele ecreveu para os órgãos de comunicação social dizendo que não iria comparecer no RRHOF: "Há um revisionismo e fantasias sem fim, destinados a fins de autopromoção e oportunidades de negócio, que mascaram a realidade...É tempo de seguir em frente. As pessoas divorciam-se. Não devemos esperar que a vida nos ofereça um final à custa de outros..." Ao perguntarem se poderia haver uma turnê com a formação original, sua resposta foi concreta: "Não nesta vida!" A certeza de que a turma toda tocaria no RRHOF foi por água abaixo. Slash declarou: “...Eu ainda tinha esperanças, do fundo do meu coração, em que pudéssemos nos reunir e tocar, mas foi apenas um desejo, isso não vai acontecer. Então, agora eu estou mais animado em apenas ser indicado.” Steven Adler concluiu: "Axl não acredita em nenhum de nós..." E assim o sonho se encerra.


Decepcionante? Talvez mais incompreendido! Custa aceitar que aqueles garotos não são os mesmos? Houveram muitos desacordos, mágoas, cada um seguiu seu rumo, e o que me impressiona é que são as pessoas que bem sabem o quão horrendo foi a separação, que mais xingam a falta de interesse deles em se reconciliarem, esses deveriam ser os primeiros a compreender que um cristal quebrado não cola, ao invés de ficarem sempre lembrando que o Axl é o vilão dessa história, o causador da dispersão, por desde sempre se achar o dono único e exclusivo da banda, da expulsão do Steven, o desentendimento com Slash, até a saída dos outros membros por não suportarem mais tanta discrepância. Então, como tentar reverter esse quadro se depois de anos a mágoa permanece? Conformação, meus caros, é a palavra certa! E a imagem do “New” GN'R? a banda continua com o Axl e seus novos parceiros. Pode-se aclamar a formação clássica, ser saudosistas, xiitas e viúvas, estão no direito, mas é necessário refletir se vale mesmo a pena desprezar a imagem dessa nova banda para continuar com idéias ilusórias que nunca irão acontecer, e me parece de extrema impertinência exigir isso deles.  Sempre que se falava em tocar no RRHOF a tensão era tanta que me fez perceber que se eles tocassem forçadamente, apenas para satisfazer os fãs, seria um desastre. Assim como  Axl e Dizzy Reed, Izzy também não compareceu, a ausência foi tão desrespeitosa e intrépida quanto ressentida, eu sei, mas, entendo a postura de ambos, e admiro os que foram. Todos nós temos o direito de tomar as decisões que nos convém. Isso tudo é tão avessado que prefiro preservar a imagem da banda lá de antigamente, afinal o melhor do Guns está lá!


Um salve aos queridos: Duff, Slash, Steven, Matt e Gilby, por terem honrado os fãs com essa homenagem, mais que merecida, no RRHOF ontém, 14/04. Foi um momento mais emocionante para nós do que para eles, pode ter certeza!  E quem soltou a voz no lugar do Axl Rose foi o vocalista da banda Alter Bridge, Myles Kennedy.



"Eles viviam em seu 'buraco', escrevendo canções em caixas de pizza e guardanapos de bar, à procura de uma bebida e um lugar para dormir. E eles fizeram isso pelo amor de tocar rock n' roll no volume mais alto possivel. A única coisa que os distinguem de todos os outros é coragem, o coração e a alma. E o mais importante, eles contaram a verdade e pintaram um retrato do mundo louco que viviam. (Billie Joe Armstrong-Parte do discurso de indução do GN'R ao RRHOF.)



Como assim Guns N' Roses sem Axl Rose? 




Rock N' Roll Hall Of Fame à parte, show particular do melhor do Guns, na sequência:



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário